Fórum Mundial de Educação, Compromissos Globais e a Aprendizagem com Projetos Make

Artigo

Categoria: Educação

Compartilhe: Facebook Linkedin

Por: Gabriela Eyng Possolli, Phd (Doutora em Educação e Tecnologias) | 03/05/2022

Na semana de 28-04-2022, comemorou-se o Dia Mundial da Educação! É uma semana de valorização à educação em todo o mundo. Um marco para lembrar a importância da educação familiar e escolar, e estimular a valorização dos profissionais da educação e instituições de ensino. Mas você sabe como essa data surgiu? Surgiu no ano de 2000, quando se firmou um compromisso global de educação dentro do Fórum Mundial da Educação, em Dakar, mediante acordo firmado entre 164 países com compromissos a serem atingidos até 2030. Dentre os 6 grandes objetivos, a Hero’s Academy destaca: “Melhorar todos os aspectos da qualidade da educação, e assegurar excelência para todos, de forma a garantir a todos resultados mensuráveis, na aquisição de conhecimentos matemáticos e habilidades essenciais para a vida”. Para participar da realização desse objetivo que criamos a Hero’s Academy, por meio do desenvolvimento de habilidades lógico-matemáticas e científicas, com desafios interdisciplinares que focam na educação para a reflexão-ação. Para cumprir esse objetivo um dos indicadores que o Pacto de Educação para Todos definiu no início do século XXI foi “angariar novas tecnologias de informação e comunicação para apoiar o esforço de educação para todos” (Fonte: Unesco, 2000).

 

No Brasil, infelizmente, cresceu em 1 milhão o número de crianças de 6 e 7 anos não alfabetizadas em 2021 (Fonte: Pnad/IBGE). No Ensino Médio 95% dos alunos concluem a educação básica sem o conhecimento adequado em matemática (Fonte: Saeb/Mec-Inep). Isso demonstra a grande dificuldade que nossos estudantes têm para aprender conceitos de matemática, física e outras áreas experimentais, por meio de metodologias de ensino tradicionais. 

     

Na era digital consolidada que vivemos, em que a internet e as tecnologias são essenciais para a vida em sociedade, facilitando a comunicação e a busca pelo conhecimento, percebe-se um movimento acontecendo nas escolas. O Movimento da aprendizagem por projetos mão na massa, chamados de Maker, com base em tecnologias e nas estratégias dos Jogos, fazem sucesso com os estudantes da Educação Básica. E a Hero’s Academy vem se consolidando nos últimos dois anos como pioneira nesse cenário. É um esforço importante no pós-pandemia para motivar e maximizar os resultados de aprendizagem com uma educação atual e em consonância com a BNCC e as diretrizes para o Ensino Médio, preparando essa geração para os desafios do empreendedorismo e para as novas profissões do século XXI. 

 

Gabriela Eyng Possolli, Phd (Doutora em Educação e Tecnologias)

Consultora de Educação da Hero’s Academy

WhatsApp

Usamos cookies no nosso site para ver como você interage com ele. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies.