Era Digital, mudanças sociais e a educação do futuro

Artigo

Categoria: Educação

Compartilhe: Facebook Linkedin

Por: Gabriela Eyng Possolli, Phd (Doutora em Educação e Tecnologias) | 27/07/2022

Era Digital, mudanças sociais e a educação do futuro

Na última década o uso de tecnologias de informação e de comunicação, as chamadas TICs, se intensificou muito em todos os ramos da atividade humana: hoje vivemos de maneira intensa a prenunciada era digital. O futuro chegou, dispositivos móveis nos conectam de forma ágil e rápida com alguém do outro lado do mundo. Você já parou para pensar que isso é muito recente? Que nós não tínhamos ideia de que seria tão fácil reencontrar um amigo de infância ou parente que mora longe pelas redes sociais? Isso é algo muito recente, a explosão das redes sociais ocorreu somente na segunda década do século XXI. E o uso de redes móveis e internet rápida no celular é algo mais recente ainda. São infinitas as possibilidades alavancadas pelas TICs. E isso é muito bom! 

Além de facilitar a vida e possibilitar contatos, negócios e novas oportunidades de formação para pessoas em qualquer lugar do mundo, as tecnologias também geram desafios sociais. Dentre esses desafios, está o de refletir sobre como aplicamos as tecnologias que a cada mês são novas? Como escolhemos dentre tantas possibilidades midiáticas, àquelas que se adequam aos processos de ensino-aprendizagem?

Os profissionais da educação, devem estar à frente nesse processo de seleção e criação de tempos e espaços para planejar e aplicar tecnologias e mídias educacionais com critérios, de forma alinhada à proposta pedagógica, ao público alvo, às metodologias, à construção da sociedade que queremos. 

Essa visão a respeito das mídias e tecnologias passa muito pelas opções educativas das instituições e dos educadores ao formar profissionais para um mercado de trabalho em que a inovação impulsionada pela tecnologias digitais alça voos cada vez mais altos.

A educação formal e os currículos de formação precisam assumir seu lugar como lócus para discutir o uso das tecnologias e criar mídias embasadas em visões de mundo emancipatórias e inclusivas. O mercado guiado pelas grandes corporações já descobriu há um bom tempo o grande potencial dos aplicativos, das redes sociais, dos jogos, da internet acessível em todos os lugares. São essas organizações globais focadas no business que estão guiando o uso da tecnologia. 

As Escolas e Universidades acabaram despertando mais tardiamente para essa visão estratégica das mídias em contextos digitais. Instituições educacionais hoje reconhecem as TICs como ferramentas poderosas de formação, e como uma temática que deve ser central nos planos de formação e inclusão de novos profissionais para ocupações que tem mudado muito rapidamente em uma sociedade globalizada e online. Incluir tecnologias, aplicativos, jogos digitais e análise crítica de mídias é essecial para formar essa geração de crianças e adolescentes para serem agentes sociais e profissionais preparados para os desafios do futuro.

 

PhD Gabriela Eyng Possolli

Doutora em Educação e Head de Educação da Hero's Academy

WhatsApp

Usamos cookies no nosso site para ver como você interage com ele. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies.